quinta-feira, 15 de março de 2012

ciencias sociais- yasmim hirata

                                                O QUE É CIÊNCIAS SOCIAS ???

    CIENCIAS SOCIAS É UM RAMO DA CIÊNCIA QUE APRENDE OS ASPECTOS SOCIAIS DO MUNDO HUMANO.
    ISSO INCLUI ANTROPOLOGIA, BIBLIOTECONOMIA, ESTUDOS DA COMUNICAÇÃO, ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ARQUEOLOGIA, CONTABILIDADE, GEOGRAFIA HUMANA, HÍSTORIA, ETC...


quarta-feira, 14 de março de 2012

Mitos e lendas:Pedro,Marcus e Thiago.

 Mitos e Lendas: são contadas de pessoas a pessoas através do tempo. As lendas procuram dar explicação a acontecimentos ou coisas sobrenaturais.
 Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Eles também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alterar as pessoas sobre perigos ou  defeitos e qualidades da gente.

Algumas lendas:


Boitatá:
 

 

 

O boitatá é representado por uma cobra de fogo que protege os animais. Possui a capacidade de perseguir  os que desrespeitam a natureza.














Curupira:



 

assim como o boitatá, o curupira protege os animais silvestres. Representado por um anão de cabelos cumpridos e com os pés virados para trás.














Saci Pererê:
 

Representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo  e  seu gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos.









































































































terça-feira, 13 de março de 2012

Mitos e Lendas -Marcela 6 beta


Existem vários tipos de lendas:

·         Lendas Urbanas

·         Pessoas que viraram lendas

Exemplos de lendas:

Ø  Vitória Regia

Ø  Negrinho do Pastoreiro

Ø  Saci Pererê

Ø  Mula sem Cabeça

Mitos e Lendas - Marcela 6 beta

A Lenda do Saci Pererê

Saci Pererê

Nos mitos está a essência de grande parte de nossas crenças.
A Lenda do Saci data do fim do século XVIII. Durante a escravidão, as amas-secas e os caboclos-velhos assustavam as crianças com os relatos das travessuras dele. Seu nome no Brasil é de origem Tupi Guarani. Em muitas regiões do Brasil, o Saci é considerado um ser brincalhão enquanto que em outros lugares ele é visto como um ser maligno.

É uma criança, um negrinho de uma perna só que fuma um cachimbo e usa na cabeça uma carapuça vermelha[1] que lhe dá poderes mágicos, como o de desaparecer e aparecer onde quiser. Existem 3 tipos de Sacis: O Pererê, que é pretinho; O Trique, moreno e brincalhão e o Saçurá, que tem olhos vermelhos, como tochas de fogo.

Ele também se transforma numa ave chamada Mati-taperê, ou Sem-fim, ou Peitica, como é conhecida no Nordeste, cujo canto melancólico, ecoa em todas as direções, não permitindo sua localização. Este pássaro é o mesmo que deu origem ao mito da Matinta-Pereira.

A superstição popular faz dessa ave uma espécie de demônio, que pratica malefícios pelas estradas, enganando os viajantes com os timbres dispersos do seu canto, e fazendo-os perder o rumo, não conseguindo mais achar o caminho de volta para casa.

O Saci é a Mati-taperê, a Matinta-Pereira dos Paraenses e barés. Os índios Mundurucus tinham a Matinta como a visita de seus antepassados, uma espécie de visita das almas. A Matinta era, como a Acauã, o Beija-flor, o Babacu, portadores dos espíritos dos mortos. A Matinta atual é o corpo que abriga o espírito de um ser vivo. Por encantamento alguém pode se transformar em Matinta e voar durante a noite, assustando quem encontra pela frente. Pela madrugada volta à forma humana. A Matinta dos Mundurucus não era assim. O mesmo ocorre com o Saci. Saci é Saci a vida inteira. Ninguém pode se tornar um Saci e andar pedindo fumo à noite pelas estradas.

Teodoro Sampaio[2] ensinava que era assim o Saci:


    Saci, ça-ci, o olho doente. Nome de gênio maléfico de mitologia selvagem, que se supõe representado por um negrinho.

    Escreve o mesmo sobre a Maty-taperê:

    matiî-taper-ê, o pequenino propenso às ruínas (tapera), isto é, o ente minúsculo que gosta das taperas ou vive nelas. Em verdade, Matil exprime coisa muito pequena, o vulto insignificante. Taperê é taper-ê
Ele adora fazer pequenas travessuras, como esconder brinquedos, soltar animais dos currais, derramar sal nas cozinhas, fazer tranças nas crinas dos cavalos, etc. Diz a crença popular que dentro de todo redemoinho de vento existe um Saci. Dizem que Ele não atravessa córregos nem riachos. Diz a lenda que, se alguém jogar dentro do redemoinho um rosário de mato bento ou uma peneira, pode capturá-lo, e caso consiga pegar sua carapuça[3], poderá ter um desejo seu concretizado.

Alguém perseguido por ele, deve jogar em seu caminho cordas ou barbantes com nós. Ele então irá parar para desatá-los, e só depois continua a perseguição, o que dá tempo para que a pessoa fuja. Aqui, percebe-se a influência da lenda da Bruxa Européia, que é obrigada a contar os fios de um feixe de fibras, ou novelo de linha, antes de entrar nas casas.

Do Amazonas ao Rio Grande do sul, o mito sofre variações. No Rio Grande ele é um menino de uma perna só, que adora atormentar os viajantes noturnos, fazendo-os perder o caminho. Em São Paulo é um negrinho que usa um boné vermelho e frequenta os brejos assustando os cavaleiros. Se o reconhece o chamará pelo nome, e então foge dando uma espetacular gargalhada.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Mitos e Lendas - Anna Beatriz 6º Beta

MITO: 
um mito (do grego antigo translit.  mithós ) é uma narrativa de caráter simbólico relacionada a uma dada cultura .o mito procura explicar a realidade, os fenômenos naturais, as origens do mundo e do homem por meio de deuses  semi deuses e heróis .
O termo mito é por vez utilizado de forma pejorativa  para se referir as crenças comuns ( consideradas sem fundamento objetivo ou científicos e vistas apenas como histórias  de um universo puramente e maravilhoso )de diversas comunidades.

Fernando Pessoa
O MITO E O NADA QUE É TUDO 
O MESMO SOL QUE ABRE OS CÉUS 
É UM MITO BRILHANTE É MUNDO 
Zeus
Fenix
    
 LENDAS:
Lenda é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos .
De caráter fantástico e/ou fictício as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto de imaginação aventuresca  humana 
Lendas no Brasil são inúmeras influenciadas diretamente pela miscigenação na origem do povo brasileiro.devemos levar em conta que uma lenda não significa uma mentira nem tão pouco uma verdade absoluta oque devemos considerar é que uma história para ser criada ,definida eo mais importante ter sobrevivido na memória das pessoas ,ela deve ter no mínimo uma ´parcela de fatos verídicos .
 
LENDAS REGIONAIS




MULA SEM CABEÇA.




Origem: Wikipédia,a enciclopédia livre.



sábado, 10 de março de 2012

Lendas e Mitos- Maria Luiza, Bruna Almeida, Yasmim Hirata, Barbara Gracioso e Daniela Alencar

Lendas...


Tucano Dourado:


A cada 7 anos,um Tucano de ouro abandona o Pico de Dedo de Deus em Pedro de Toledo.Diz a lenda que,quem avistar o Tucano recebe como Dadiva 7 Anos de Felicidade



O Encanto Do Diamante:


Fenômeno constatado por um grande numero de pessoas estando normalmente parado no fundo das águas cristalinas das cachoeiras, emite uma luz azulada, clareando uma área em torno de sí, comenta-se que o encanto do ''Diamante'' passa de cachoeira em cachoeira, é vista sobre a mata, uma luz que se desloca de um morro para o outro.Os elementos emcontrados no Litoral Paulista para essas lendas são sempre os mesmos:  Ouro, Fogo, Luz, Explosão.




O Curupira:


O Curipira é o Deus que protege as florestas, o Curupira é veloz, desenhado de várias formas pela imaginações das população mestiças, como os caiçaras índigenas.






Mitos...

Mãe-D'agua:


Encontraram um personagen parecido com a Mãe D'agua, a Sereia. A Sereia tem o corpo metade mulher e a outra matade de peixe, com sua voz ela consegue atrair os homens e leva-lós para o fundo do mar junto com ela...





Lobisomem:


Esta lenda as pessoas costumam a dizer que um homen foi atacado por um lobo em uma noite de lua cheia, mais este homen não tinha morrido .Este homen desenvolveu a capacidade de se transformar em lobisome em noites de lua cheia e sempre quando virava um terrível lobisome, ele saía para atacar as pessoas.O lobisomen tem somente um ponto fraco para ele poder morrer : atira-lo com uma bala de prata em seu coração... nada alén disso os matam 




Explicação: o que são lendas e mitos ?


Lendas = as lendas são estórias contadas por várias pessoas, sempre misturam fatos reais com muitos fatos históricos.As lendas na verdade querem transmitir para todas as pessoas aconteçimentos misteriosos ,etc.


Mitos = os mitos são narrativas e possuem um componente símbolico,os povos da antiguidade não conseguia explicar direito os fenômenos da natureza atraves das explicações cientifícas,etc.


Referências:


Fonte:  Cultura Caiçara o Resgate de um Povo (livro) (Onde achamos as lendas)
Site: http://www.suapesquisa.com/mitos/ (Onde achamos os mitos)
Fotos: google
           
Ass: Yasmim, Maria, Barbara, Bruna e Daniela !!!!



sexta-feira, 9 de março de 2012

Lendas E Mitos/ 6 Beta/Felipe,Matheus e Eder

Lendas e Mitos Lendas e mitos , circulam por tudo lugar pela comunicaçao entre as pessoas de nossas cidades . Existem muitos mitos e lendas reais e ficticios aqui segue uma foto de uma lenda ou mito: Bloody Mary:
Aqui esta a foto alem das duvidas cliquem neste link para ve-la http://www.google.com.br/imgres?q=bloody+mary&um=1&hl=pt-BR&sa=N&biw=1024&bih=629&tbm=isch&tbnid=FJXPxvyCI6UFdM:&imgrefurl=http://oequilibriosobrenatural.blogspot.com/2011/03/bloody-mary.html&docid=vxQuqX-qaQWGEM&imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhqLo9Hmu9AC_HYoN9xX6rn0nI9YR5ahkHyTkM7-5JjS8KD0M7vYshkxMbs4iK1s3TkEmRy8jZ3dCJ_LMgZ5Uwxi-L3tBJxa47VNYnJ13lh_vO9EBiL6z5P7lRaAlztlOnTfo5gFL3CppY/s1600/bloody-mary.jpg&w=580&h=780&ei=_VNaT67rLufr0gHy3cGdDw&zoom=1&iact=hc&vpx=97&vpy=175&dur=766&hovh=260&hovw=194&tx=90&ty=146&sig=103969954775778702732&page=1&tbnh=129&tbnw=127&start=0&ndsp=21&ved=1t:429,r:0,s:0 Mitos ou Lendas Urbanas são pequenas histórias geralmente divulgadas de forma oral, e que constituem um tipo de folclore moderno. São frequentemente narradas como sendo fatos acontecidos a um "amigo de um amigo" ou de conhecimento público. Muitas delas já são bastante antigas, tendo sofrido apenas pequenas alterações ao longo dos anos. A maior parte das lendas urbanas são histórias de terror. Muitas foram mesmo traduzidas e incorporadas a outras culturas. É o caso de, por exemplo, a história da loira do banheiro, lenda urbana brasileira que fala sobre o fantasma de uma garota jovem de pele muito branca e cabelos loiros que costuma ser avistada em banheiros, local onde teria se suicidado ou, em outras versões, sido assassinada.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Mitos e Lendas-6 beta kauai Vinícius Renan Lucas

Mitos:São narrativas utilizadas pelos povos antigos para explicar fatos da realidade fenômenos da natureza que não eram compreendidos por eles .Os mitos utilizam de muita simbologia , personagens sobrenaturais , deuses e heróis tudo misturado a fatos reais , características humanas e pessoais que realmente existiram. Um  objetivos do mito é transmitido conhecimento explicar fatos que a ciência ainda não havia explicado.

Lendas:São narrativas transmitidas oralmente  pelas pessoas com o objetivo de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
As lendas vão sendo contadas ao longo do tempo e modificadas através da imaginação do povo,histórias que falam sobre a tradição de um povo e que fazem parte da sua cultura.


                                                                                                     


lendas:                                                                                      mitos:















curupira














saci



sexta-feira, 2 de março de 2012