Eleições
Nosso país tem por regime governamental a Democracia que consiste no direito de um povo a escolher o seu governante. A eleição é este processo, onde o povo pode e deve (pois além de um direito é um dever de cada cidadão), por meio do voto escolher seu representante dentro da sociedade.
As eleições no Brasil tem características próprias: há eleições a cada dois anos, sendo para os principais cargos públicos (presidentes, governador, senador, prefeito, deputado e vereador).
As eleições podem ser diretas e indiretas: diretas a escolha dos candidatos é feita pelo povo por meio de votação.Indiretas é aquela que os candidatos não são eleitos diretamente pelo povo, mas sim por um colégio eleitoral com composta por delegados escolhidos pelo povo (este processo acontece no Estados Unidos por exemplo).
Hoje, no Brasil é usado a urna eletrônica, uma maquina onde o eleitor insere o numero do seu candidato, confirma e seu voto é computado junto com os demais, este processo é mais rápido para ser apurado. que o antigo, que era através das cédulas onde assinalava-se o candidato escolhido.
As eleições no Brasil se dividem em majoritárias e proporcionais. A MAJORITÁRIA é aquela que os candidatos concorrem entre si, cada um representado por um partido ou uma coligação. Na eleição PROPORCIONAL os candidatos são eleitos se atingem o quociente eleitoral que varia de município por município,
Existe também como características eleições o 2º turno, para municípios com mais de 200 000 (duzentos mil) eleitores. Para que ocorra o 2º turno no 1º turno de votação nenhum deles pode ter atingido a maioria absoluta dos votos válidos ( 50% mais um).
Outra características é o voto na legenda, caso o eleitor não se defina por algum candidato, ele pode votar na legenda do partido, o partido que tiver maior número de votos por legenda ganha uma ou mais cadeiras na Câmara Municipal.
Por : Daniela Alencar
Nenhum comentário:
Postar um comentário