O Brasil é uma democracia representativa, onde o povo escolhe seus representantes através do voto. A cada quatro anos acontecem eleições para presidente, deputados federais, deputados estaduais, senadores, vereadores e prefeitos. Mas elas se alternam de dois em dois anos: em 2010, aconteceram eleições gerais para presidente, deputados e senadores. Em 2012, é a vez de escolher os vereadores e prefeitos, nas eleições municipais.
Nas eleições brasileiras, o voto é secreto: ninguém sabe quem votou em quem. Quem não gostar dos candidatos pode votar em branco ou simplesmente anular o voto. Também é possível votar apenas no partido.
Durante muito tempo, nosso país utilizou votos em papel: o eleitor preenchia a cédula com o número ou nome do candidato ou partido e a depositava em uma urna. Desde 1996, o Brasil utiliza a urna eletrônica. Neste caso, vota-se digitando os números dos candidatos ou do partido.
O voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos e sabe ler e escrever. Analfabetos e pessoas com mais de 70 não precisam votar. Quem tem entre 16 e 18 anos pode votar se quiser, mas não é obrigado.
Eleição direta é aquela em que os candidatos a exercer mandatos políticos são eleitos diretamente pelo povo. Este é o modelo utilizado na democracia representativa.
Eleição indireta é aquela em que os candidatos não são eleitos diretamente pelo povo, mas por um colégio eleitoral, composto por representantes escolhidos pelo povo.
–
Nenhum comentário:
Postar um comentário