domingo, 19 de agosto de 2012

Eleições - Renan Koukdjian Ribeiro - 6º Beta


Eleição, o que é?

Eleição é todo processo pelo qual um grupo de pessoas escolhe um representante para ocupar um cargo público por meio de votação. O voto é um dos direitos fundamentais dos cidadãos. É por meio dele que o indivíduo participa do poder público e manifesta sua vontade.

Como funciona a eleição no Brasil?

As eleições acontecem a cada dois anos e os mandatos duram quatro anos. Por exemplo, a presidente Dilma já está há 2 anos no poder, e em outubro de 2012 iremos eleger prefeito e vereadores. Mais 2 anos iremos votar para eleger o presidente, governador e deputados federal e estadual. O mandato de senador dura 8 anos.

Temos no Brasil dois sistemas de votos, o Majoritário e o Proporcional. 
O majoritário é aquele usado nas eleições para Presidente, Senador, Governador e Prefeito.
É eleito aquele candidato que tiver mais de 50% dos votos válidos. Nas eleições para presidente e governador, se a cidade tiver mais de 200 mil eleitores, e não alcançar os 50% + 1 dos votos válidos, é realizado o 2º turno, com os dois candidatos mais votados.

O sistema proporcional é aquele usado nas eleições dos Deputados Federais, Deputados Estaduais e Vereadores. Esse sistema considera os votos que o partido ou legenda partidária teve na eleição, e através desse resultado, podemos saber quantas vagas cada partido terá direito. Por isso, nem sempre quem é bem votado é eleito. 




 Quais as características das eleições?

No Brasil, o povo escolhe seus representantes através do voto. O voto é obrigatório para os maiores de 18 anos. Já os analfabetos, maiores de 70 anos e os jovens entre 16 e 18 anos, votam se quiser.

As pessoas que deixam de votar, em qualquer eleição, devem ir na Justiça Eleitoral para justificar o motivo de não votar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário