segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Barbara-Historia do dinheiro

                                                            A Historia do dinheiro

Na época colonial, circulavam poucas moedas pelo território brasileiro. A economia era baseada principalmente a base de trocas, usando produtos de valor (algodão, açúcar e fumo). As poucas moedas que circulavam aqui eram cunhadas em Portugal. 

Nomes das moedas que circularam no Brasil

- REAL : nome da moeda que vigorou no Brasil desde o início da colonização (1500) até 1942.
- CRUZEIRO: criado no governo do presidente Getúlio Vargas, em 5 de outubro de 1942. Ao criar o Cruzeiro, o governo realizou o corte de zeros e estabeleceu que cada Cruzeiro equivaleria a mil réis.
- CRUZEIRO NOVO: entrou em circulação em 13 de fevereiro de 1967, durante o regime militar. Circulou até 14 de maio de 1970. Durante sua implantação, o Cruzeiro perdeu três zeros.
- CRUZEIRO: voltou em 15 de maio de 1970, sem corte de zeros.
- CRUZADO: entrou em circulação em 28 de fevereiro de 1986, durante o Plano Cruzado no governo de José Sarney. Houve o corte de três zeros em relação ao Cruzeiro.
- CRUZADO NOVO: novamente, em função da inflação elevada, houve a criação de uma nova moeda e o corte de três zeros em relação a moeda anterior. Entrou em circulação em 16 de janeiro de 1989.
- CRUZEIRO: em 16 de março de 1990, durante o primeiro ano do Governo de Fernando Collor, a moeda retomou o nome de Cruzeiro. Nesta mudança não ocorreu corte de zeros.
- CRUZEIRO REAL: já em preparação para o Plano Real, o governo de Itamar Franco criou o Cruzeiro Real que entrou em circulação em 1 de agosto de 1993. Houve o corte de três zeros.
- REAL: moeda que entrou em circulação em 1 de julho de 1994, durante o Plano Real, implementado no governo de Itamar Franco. Os brasileiros tiveram que trocar a moeda antiga pela nova (2.750 Cruzeiros Reais por 1 Real). O Real (R$) é a moeda em circulação até os dias de hoje.


Hoje em dia, a forma mais avançada do dinheiro chama-se... cartão de crédito! Verdadeiro "dinheiro de plástico", ele permite compras em milhares de estabelecimentos ao redor do mundo, por um sistema eletrônico interligado, onde o cliente não precisa ter dinheiro disponível no momento. É importante lembrar que há um limite de crédito nesses cartões. Não adianta pensar que é só sair gastando por aí a quantia que quiser. Não funciona dessa maneira...

O conceito surgiu antes da Primeira Guerra Mundial, mas o primeiro cartão só seria lançado em 1951. Um banco em Nova York lançou um cartão só para clientes com crédito aprovado efetuarem suas compras. Os donos dos estabelecimentos só precisavam anotar os dados do cartão e ligar para o banco para liberar a transação. De lá para cá, o cartão de crédito se tornou o meio mais moderno, seguro e prático de pagamento.

OS INVENTORES DO DINHEIRO
Apesar do dinheiro ter surgido pela primeira vez no reino da Lídia, há milhares de anos, ele desapareceu com o fim do Império Romano. E quando a Idade Média chegou, com servos que cultivavam a comida em imensas propriedades de senhores feudais, a terra passou a ser a coisa mais valiosa. As pessoas só produziam o que precisavam, e o escambo tomou o lugar do dinheiro. Escambo quer dizer "troca": nessa época os produtos eram trocados, uma coisa por outra.
Com a adoção definitiva do dinheiro, o mundo nunca mais seria o mesmo. Acorde as moedinhas no cofrinho, que vamos contar a história dos seus antepassados!

Como surgiu o Dinheiro


A origem do dinheiro ainda é incerta, pois desde o tempo antes de Cristo já existia, a indícios de que rei Dario da Pérsia mandou cunhar metal para o comércio e por isso a moeda que conhecemos hoje teve uma grande evolução.
No começo ainda não tinha a moeda e então se fazia o escambo que era quando você trocava alguma coisa sua por uma outra coisa que estivesse interessado, isso não tinha nenhuma equivalência de valor.

A história do dinheiro teve inicio há muito tempo atrás, mas o dinheiro, a moeda como conhecemos hoje, foi resultado de uma grande evolução. Pois, antigamente o comércio era realizado através do escambo, ou seja, era a troca de mercadorias ou serviços sem a intermediação do dinheiro. O gado e o sal, por exemplo, era instrumento de troca entre as pessoas, e assim o que precisavam trocavam por outra coisa que possuíssem em abundância. Com a descoberta do metal sendo matéria prima para a fabricação de utensílios e armas tornando-se principal padrão de valor, que foi o que deu inicio as moedas com as características atuais que surgiram no século XII a.C. E assim, o tempo tratou de evoluir as características do nosso famoso dinheiro até chegar aos padrões de hoje em dia.

Videos :






Imagens:








Nenhum comentário:

Postar um comentário