sábado, 20 de outubro de 2012

História do Dinheiro-Lucas Purgato-Nº 07




     O dinheiro é o objeto mais comum no mundo todo. É utilizado na compra, venda e troca de bens, e sem o dinheiro, a economia mundial estaria paralisada. Sua origem é muito antiga. 

  
                                       

                                        Origem do dinheiro no mundo

      Antigamente, todas as mercadorias eram apenas trocadas. O valor dados a elas era dependia do tempo de produção, pela força de trabalho envolvida e também pelo grau de importância da troca. Com a origem do dinheiro, na forma de moeda, o valor do produto não dependia mais da força de trabalho envolvida na sua produção. E com a origem de bancos, o dinheiro passou a ser a própria mercadoria.
primeiras moedasA criação de um objeto metálico com valor estipulado pelo Estado denominado “dinheiro” é de origem grega no século VII a.C (600 anos). Antes da origem do dinheiro, diversos artigos foram utilizados como objeto de troca, como o chocolate no comércio asteca, as mulheres escravas e o bacalhau seco na Idade Média. Gravadas nas moedas, estão as características de uma nação, e geralmente, uma personalidade muito importante em um dos lados da moeda. O primeiro rosto a ser gravado em uma moeda foi o de Alexandre, o Grande. Antigamente, as moedas eram produzidas artesanalmente e não eram todas idênticas, diferente das moedas atuais, onde o feitio é produzido por máquinas, e todas as moedas são simétricas.
                                  

               Origem do dinheiro no mundo na forma de papel

      Na Idade Média, era de costume guardar os pertences em um ourives (pessoa que trabalha com a produção de joias em ouro e prata) Esse ourives emitia um recibo, que com o tempo era usado como forma de dinheiro para o pagamento na compra de mercadorias. Sendo assim, o dinheiro em papel teve sua origem sob a forma de recibo.
     Com o passar do tempo, esta técnica de dinheiro foi substituída, e no Brasil, houve a origem de bilhetes de banco emitidos pelo Banco do Brasil em 1810. Eles eram impressos em branco, e o valor era preenchido à mão, da mesma maneira que os cheques são feitos hoje em dia. Mas esta técnica não era muito segura, e para evitar fraudes e falsificações do dinheiro, os governos passaram a emitir as cédulas de dinheiro com um valor já preenchido, garantindo seu valor e o pagamento das mesmas.
     Atualmente quase todos os países possuem seus bancos centrais, encarregados das emissões de cédulas e moedas. A moeda de papel evoluiu quanto à técnica utilizada na sua impressão. Hoje a confeção de cédulas utiliza papel especialmente preparado e diversos processos de impressão que se complementam, dando ao produto final grande margem de segurança e condições de durabilidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário